Resenha / FB Filme: Percy Jackson e o Ladrão de Raios

2 de fevereiro de 2014


O arteiro Percy Jackson está encrencado na escola, mas esse nem de longe é seu maior desafio. Estamos no século 21, mas os deuses do Olimpo saem das páginas dos livros de mitologia grega de Percy e entram em sua vida. Ele descobre que seu pai verdadeiro é Poseidon, deus dos mares, o que significa que Percy é um semideus – metade humano, metade deus. Ao mesmo tempo, Zeus, rei de todos os deuses, acusa Percy de roubar seu raio, a primeira e verdadeira arma de destruição em massa. Agora, Percy tem de se preparar para a maior aventura de sua vida, e os riscos não poderiam ser maiores. Com nuvens de tempestade sinistras encobrindo o planeta e com sua vida ameaçada, Percy viaja até um enclave especial, um campo de treinamento para mestiços, onde aperfeiçoa seus recém-descobertos poderes para evitar uma guerra devastadora entre os deuses. É lá que ele conhece dois outros semideuses: a guerreira Annabeth, que procura sua mãe, a deusa Atena; e seu amigo de infância e protetor, Grover, um corajoso sátiro cujas habilidades ainda não foram testadas. Grover e Annabeth unem-se a Percy numa incrível odisseia transcontinental, que os leva para 600 andares acima da cidade de Nova York (o portal para o Monte Olimpo) e para o famoso letreiro de Hollywood, sob o qual arde o fogo do Mundo dos Mortos. O destino da humanidade depende do resultado dessa jornada, bem como a vida da mãe de Percy, Sally, que ele terá de resgatar das profundezas do inferno.
Gênero: Aventura / Duração: 120 min / Classificação:




(Contém poucos spoilers)
Já havia assistido esse filme no ano passado e resolvi assisti-lo de novo. Agora, com uma mente mais crítica, o que achei bem interessante a mudança de pensamento sobre o filme. Se fosse ano passado, eu teria dado 5 estrelas para o filme, com toda a minha empolgação. Primeiramente, irei citar os pontos negativos que acabei enxergando nessa nova análise, depois irei finalizar com os positivos que acabaram sendo de extrema importância e que ainda me deixou curioso para ler os livros de Percy Jackson. 

A minha primeira revolta quanto ao filme foi o fato de como Percy lidou com a ''morte'' da mãe. No início vimos como era a relação dele com a mãe na sua casa. Era um filho preocupado e que pensava só no bem de sua mãe. Na verdade, era a única pessoa que ele amava. O namorado de sua mãe, que morava junto com eles, era um grosso, e não entendia a escolha de sua mãe e a questionava: ''Porque ele?''. Ela não respondia a dúvida de Percy, pois escondia o segredo de seu verdadeiro pai e precisava levar uma vida como qualquer cidadão normal. Após acontecerem algumas coisas sinistras, aos olhos de Percy, ele então segue em direção ao acampamento meio-sangue com sua mãe e seu protetor. O filme é bastante surpreendente, pois várias coisas acontecem e os personagens estão sempre em lugares diferentes. Uma das cenas que de princípio fiquei sem entender, foi quando a mãe de Percy havia desaparecido na mão de um estranha criatura - não estou lembrando do nome - e Percy nem sequer expressou um sentimento, uma gota de lágrima...só ficou com raiva. Ao longo do filme, na minha cabeça, deu a entender que era um roteiro exposto. Por exemplo: ''Já sei que minha mãe não morreu, não vou chorar, vou só esperar as próximas cenas'', entendem? 

Algo que achei ridículo foi quando a Annabeth estava presa com o braço de pedra em seu pulso. Era óbvio que ela poderia sair dali sozinha, mas não... o protetor de Percy Jackson teve que aparecer para cortar o braço de pedra - estátua de uma mulher - que estava segurando Annabeth. Ele cortou quase perto de onde tiramos sangue. Sabe o que aconteceu depois? Annabeth tirou facilmente o braço de pedra do seu pulso, o que ela poderia ter feito mesmo sem o protetor ter a ajudado. Sinceramente, não gostei, mal feito isso.

Conversando com meu amigo pelo whatsapp durante o filme, eu pude entender que Percy é bem mais novo no livro e no filme é quase que 5 anos a mais. Isso também não gostei, pois achei uma evolução muito rápida. Ele logo conhece o mundo que estava oculto ao seus olhos e já está todo fodão...

Vejamos agora os pontos positivos: Achei a história extremamente interessante. Acabei gostando de mitologia e tudo mais. É bem divertido também. Principalmente na cena do Cassino que eles comem a flor de lótus. Aceita uma flor de lótus? e ficam piradinhos. Bastante interessante a trilha sonora nessa cena! (Lady Gaga - Paparazzi & Ke$ha - Tik Tok). Fiquei vidrado a cada cena, sempre descobrindo novos lugares, novas aventuras, novos seres... realmente adorei e há muita ação! Agora, só preciso ler o livro para minha curiosidade ser menor. O que acham do filme? 
Comentem, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário