Resenha / FB Livro: A Culpa é das Estrelas

2 de fevereiro de 2014



A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.


Autor: John Green / Páginas: 288 / Editora: Intrínseca

Classificação: 



Finalmente, depois de muito tempo, li esse livro! Não tenho ele na minha estante, pois peguei emprestado de uma amiga e ela pegou emprestado meu Insurgente (<3). Sempre tive a expectativa de que esse livro seria o primeiro a me fazer chorar. Só que não chorei. Pensei mesmo que choraria no final, com aquele desfecho emocionante e digno. A única parte mais emocionante que achei no livro foi a partir da página 200.

A Culpa é das Estrelas foi um livro que li em 3 dias e realmente mergulhei na história. Acabei gostando de todos os personagens, isso porque eu conheci a personalidade de cada um. Acho tão bom isso, um autor que sabe fazer isso. Já li muitos livros que não conheci um personagem. Eu odiava isso. Qual é a razão disso? Nenhuma. Precisamos conhecê-los para nos identificarmos, para refletirmos sobre sua forma de pensar e suas atitudes. Esse livro tem inúmeros pontos positivos, na verdade, todos. Podem ser até números infinitos para classificá-lo. Alguns infinitos são maiores que outros. 

O mais interessante na obra do John Green é o fato de como ele nos apresenta o personagem. Um livro que tem total cara de dramático, ao ler, torna-se romântico-drama-comédia. Sinceramente eu amo esses três gêneros e foi aí que o Sr. John acertou na mosca rs. Você já começa o livro se divertindo com a narração de Hazel, que não é nada depressiva. Hazel é uma menina normal, vivendo os seus 16 anos e consciente de que seu câncer não tem cura. Apesar desse peso que ela carrega em si, a garota não se abala por isso e vive a vida como ela é. No entanto, isso se torna mais intenso depois que ela conhece o Gus.

Mesmo sendo uma obra fictícia escrita por um autor, eu ainda acredito que tudo depende do destino. De Deus. É tão engraçado isso, pois podemos ver que Gus e Hazel foram feitos um para o outro. O romance dos dois é intenso e divertido. Logo que se conheceram, tornaram-se amigos e começaram essa grande missão de um cuidar do outro.

A forma que Green trata a doença é uma maneira que muitas pessoas não viram antes. Nesse livro, eu mais me diverti do que tive pena da Hazel ou do Gus ou dos outros do Grupo. Não fiquei pensando negativamente sobre eles. Não queria pensar. Eles estavam vivendo uma vida normal e com tanto amor. Se tudo fosse tão diferente... Mas, sabemos que a vida não é uma fábrica de realizações de desejos.
 
E esse é o trailer do filme. OMG, eu estou tão ansioso para ver esse filme. Sei que assistindo-o, eu vou chorar

5 comentários:

  1. Estou louca para ver o filme mas eu não gostei muito do livro. Não me mate, mas curto muito mais um romance mesmo do que esse sabendo que vai morrer, é depressivo. Minha opinião, mas tem gente que curte né. Mas não e por isso que eu não tenha curtido a forma como eles se tratavam e tudo o que me incomodou foi a parte do irão morrer. porque não ha um tipo de ensinamento como no filme Agora e para sempre. Me entende?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Ana.
      Eu achei que o livro fosse muito perfeito sabe, mas não é tanto assim. Eu sei que o filme eu vou achar bem mais foda. Só dei 5 estrelas + um coração porque vi o trailer do filme e fiquei com dó rs. Pensei... ''Ah.. merece!'' rs.
      Agora vamos aguardar!

      Excluir
  2. Sinceramente achei que fosse mais envolvente. Acabei lendo em 1 dia. O final todo mundo já sabia.
    O grande triunfo deste livro é que eles tem "Câncer", porque de resto é apenas o cotidiano de dois adolescentes comuns... Resumidamente não gostei tanto assim... ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem sabia o final, por isso até gostei. Pensei que seria o contrário. Verdade o que você disse sobre a história do livro, Satie.

      Excluir
  3. Esse livro é lindo, chorei muito.. parabéns pela resenha ♥

    ResponderExcluir